Ação mobiliza doadores de sangue

ASCOM BOT
Publicado 05/02/2018 01:02:02

Uma ação de cidadania e amor ao próximo reuniu professores, alunos, desportistas e atletas da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) no último sábado (3/1). A iniciativa Tipo A, de Atleta mobilizou doadores de sangue para ampliar o estoque da Unidade de Coleta e Transfusão da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), no Hospital Geral de Camaçari.

O contato inicial foi da Hemoba, que procurou a secretaria e solicitou apoio para abastecer o estoque para o período de carnaval. O secretário da pasta, Sessé Abreu, prontamente mobilizou os professores para convidar seus alunos a participar deste ato de solidariedade.

Para que a ação fosse realizada, foi disponibilizado transporte para todos se deslocarem do estádio Armando Oliveira até o posto de doação. Após a triagem os doadores aguardaram para realizar a doação. Nem todos puderam doar, mas teve até pai que acompanhou o filho para autorizar a doação.

A aluna da Operação Malhação, Mariane Santos, participou da iniciativa e aproveitou para convidar mais pessoas para doar. “Não dói nada, é só uma ‘picadinha’. E uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”.

Para doar é necessário ter entre 18 e 67 anos de idade, pesar mais de 55 quilos e estar bem alimentado. Além disso, é necessário responder a um questionário e passar por uma triagem clínica. Algumas doenças impedem a doação de sangue, como as cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas e câncer, e quem tomou a vacina contra a febre amarela só pode realizar o procedimento após dez dias.

Slideshow | 3 fotos

Ação mobiliza doadores de sangue

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 avança para idosos de 79 anos acima neste domingo (7/3)

Vacinação contra Covid-19 avança para idosos de 79 anos acima neste...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar medidas restritivas em toda RMS

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.