Ação contempla cerca de 300 estudantes

ASCOM BOT
Publicado 11/09/2015 11:09:03

A ação Trânsito nas Escolas aconteceu nesta sexta-feira (11/09), na Escola Municipal Cosme de Farias, no bairro Phoc I. Cerca de 300 alunos do ensino fundamental II, com idades de 10 a 15 anos, participaram de seis oficinas sobre leis do trânsito, realizadas pela STT (Superintendência do Trânsito e Transporte).

As palestras são interativas e para este grupo foi pensada uma oficina especial sobre Cinquentinha – motocicletas de 50 cilindradas -, por conta dos altos índices de acidentes. A intenção da STT é alertar os estudantes sobre as negligências e informar a lei em tramitação que vai exigir a carteira de habilitação para pilotar esse tipo de veículo.

A estudante do 9º ano, Samara Santana Martins, de 14 anos, destacou a importância da ação, que proporciona mais segurança para todos os envolvidos no trânsito. Ela garantiu que virou uma multiplicadora das informações, já que sempre observa os colegas atravessando a rua fora da faixa de pedestres.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Cintia Valverde, é importante tratar desse tema na escola “por ser algo que está inserido no nosso contexto de vida, não tem como dissociar. Além disso, a intenção é que eles aprendam a cuidar de si e do outro”, afirmou. A escola realiza um projeto anual que tem o trânsito como tema central.

Dentre os assuntos abordados pela ação Trânsito nas Escolas estão a ressignificação do agente de trânsito, o piso tátil, no qual o aluno é colocado no lugar do outro para sentir as dificuldades, a melhor forma de realizar a travessia, placas de sinalização próximas ao cotidiano dos estudantes e o uso e preservação do transporte público. Na última quarta-feira (09/09), a ação contemplou os alunos da educação infantil.

Inicialmente pensada para ser realizada na Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, a ação foi estendida por conta da demanda e importância do tema. Outras escolas públicas e particulares estão programadas para receber a iniciativa. Quem deseja participar das oficinas deve solicitar à STT, via ofício ou através do e-mail stt.eduptransito@gmail.com.

As palestras são adequadas ao público, de acordo com faixa etária e vivência, e realizadas pelos agentes de Trânsito e Transporte. A ação é desenvolvida pela STT, através da Diretoria Técnica de Trânsito, por meio da Gedut (Gerência de Educação para Trânsito), e em parceria com a Seduc (Secretaria de Educação). A intenção é que este seja um trabalho contínuo. 

Slideshow | 4 fotos

Ação contempla cerca de 300 estudantes

Mais Notícias

Camaçari encerra ano letivo de 2020 neste sábado (27)

Camaçari encerra ano letivo de 2020 neste sábado (27)

Livro apresenta Aldeia Hippie com foco na revitalização

Livro apresenta Aldeia Hippie com foco na revitalização

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de fevereiro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.