4ª Jornada Universitária de Camaçari teve início nesta quarta (9/12)

ASCOM
Publicado 09/12/2020 07:12:06

Teve início, nesta quarta-feira (9/12), a 4ª edição da Jornada Universitária – LIVES 2020. O evento, que já faz parte do calendário de atividades educacionais do município, ocorreu no formato virtual através da transmissão de lives exibidas pelos canais digitais oficiais da prefeitura no Facebook e Instagram, e na TV Câmara, por meio do canal 25.1 da TV Litorânea e no YouTube e Facebook da emissora.

O evento teve início às 16h e tem como objetivo apresentar aos munícipes as diversas opções de ensino superior, técnico e tecnológico ofertadas pelas instituições já instaladas no município. De acordo com a Secretária da Educação, Neurilene Martins, a Jornada Universitária é uma das ações estratégicas da Prefeitura de Camaçari, através das secretarias da Educação (Seduc) e das Relações Institucionais (Serin), para transformar o município em um polo acadêmico.

“Desde 2017 esta jornada acontece e, dessa vez, em 2020, ela tem um formato singular para atender o regramento de distanciamento social. Contudo, apesar de ser on-line, será possível se conectar com o mundo inteiro para discutirmos questões de carreiras e questões relativas aos perfis profissionais, além da qualidade dos cursos e suas áreas de atuação”, explicou a gestora da Seduc.

Após as mensagens de boas-vindas e com o tema central, a inteligência emocional, a psicoterapeuta Salma Reis deu início aos trabalhos. Na ocasião, fez uma reflexão a respeito das emoções, destacando como é possível utilizar os sentimentos ao nosso favor, a fim de que se alcance mais sucessos e resultados positivos para a vida.

A palestra de abertura foi seguida da explanação do professor Paulo Fonseca, coordenador do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Camaçari. Na oportunidade, o educador apresentou a instituição e discorreu sobre qual a formação necessária, do ponto de vista da pedagogia e da educação, que se busca constituir.

“É importante pensar em um profissional interdisciplinar, flexível, sobretudo, com senso crítico, humanístico e sensível às questões locais, globais, socioeconômicas e culturais”, disse ao acrescentar que a instituição vê com muito bons olhos essa oportunidade, “ainda que limitado pelas questões da pandemia e ainda que a gente veja com pesar que os principais atores da jornada não podem participar e interagir pessoalmente, a gente espera que na medida do possível, com essa iniciativa muito louvável por parte da prefeitura e com o apoio da TV Câmara, que a gente consiga adentrar os lares, corações e mentes das pessoas mais interessadas pelo nosso serviço”, salientou.

A jornada seguirá até o dia 11 de dezembro e contará com participação de palestrantes das universidades públicas (UFBA e Universidade do Estado da Bahia – Uneb) e de instituições particulares (Faculdade Metropolitana de Camaçari – Famec – e Faculdade Pitágoras), além da participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A iniciativa, que conta ainda com apoio da Secretaria de Governo (Segov) e hoje teve como mediadora a secretária do Turismo, Lucia Bichara, demonstra a dedicação da administração no fortalecimento da educação do município, promovendo a ampliação do acesso dos estudantes ao ensino superior, favorecendo também o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.

Confira a programação completa:

10/12

16h – Palestra com a professora Kátia Albuquerque (diretora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus Camaçari.

Tema: Atuação profissional no contexto das novas tecnologias.

16h40 – Palestra com o professor Rayme Soares (coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC).

Tema: A qualidade dos cursos de qualificação profissional, com destaque para o curso de pedagogia.

17h20 – Palestra com a mestranda Mariana Almeida.

Tema: As perspectivas da carreira jurídica.

11/12

9h – Palestra com a professora Vyrna Valença Perez.

Tema: As carreiras do futuro e os novos cursos presenciais da Faculdade Pitágoras.

9h40 – Palestra com a professora Silvianne Cerqueira.

Tema: O que esperar da minha jornada universitária?

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 14 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 14 de abril de 2021

STT realiza modificações no trânsito por conta de obra do Viaduto do Trabalhador

STT realiza modificações no trânsito por conta de obra do Viaduto d...

Secretarias de Habitação e Turismo alinham estratégias para futuras ações

Secretarias de Habitação e Turismo alinham estratégias para futuras...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.