Teve início, nesta quarta-feira (9/12), a 4ª edição da Jornada Universitária – LIVES 2020. O evento, que já faz parte do calendário de atividades educacionais do município, ocorreu no formato virtual através da transmissão de lives exibidas pelos canais digitais oficiais da prefeitura no Facebook e Instagram, e na TV Câmara, por meio do canal 25.1 da TV Litorânea e no YouTube e Facebook da emissora.
O evento teve início às 16h e tem como objetivo apresentar aos munícipes as diversas opções de ensino superior, técnico e tecnológico ofertadas pelas instituições já instaladas no município. De acordo com a Secretária da Educação, Neurilene Martins, a Jornada Universitária é uma das ações estratégicas da Prefeitura de Camaçari, através das secretarias da Educação (Seduc) e das Relações Institucionais (Serin), para transformar o município em um polo acadêmico.
“Desde 2017 esta jornada acontece e, dessa vez, em 2020, ela tem um formato singular para atender o regramento de distanciamento social. Contudo, apesar de ser on-line, será possível se conectar com o mundo inteiro para discutirmos questões de carreiras e questões relativas aos perfis profissionais, além da qualidade dos cursos e suas áreas de atuação”, explicou a gestora da Seduc.
Após as mensagens de boas-vindas e com o tema central, a inteligência emocional, a psicoterapeuta Salma Reis deu início aos trabalhos. Na ocasião, fez uma reflexão a respeito das emoções, destacando como é possível utilizar os sentimentos ao nosso favor, a fim de que se alcance mais sucessos e resultados positivos para a vida.
A palestra de abertura foi seguida da explanação do professor Paulo Fonseca, coordenador do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Camaçari. Na oportunidade, o educador apresentou a instituição e discorreu sobre qual a formação necessária, do ponto de vista da pedagogia e da educação, que se busca constituir.
“É importante pensar em um profissional interdisciplinar, flexível, sobretudo, com senso crítico, humanístico e sensível às questões locais, globais, socioeconômicas e culturais”, disse ao acrescentar que a instituição vê com muito bons olhos essa oportunidade, “ainda que limitado pelas questões da pandemia e ainda que a gente veja com pesar que os principais atores da jornada não podem participar e interagir pessoalmente, a gente espera que na medida do possível, com essa iniciativa muito louvável por parte da prefeitura e com o apoio da TV Câmara, que a gente consiga adentrar os lares, corações e mentes das pessoas mais interessadas pelo nosso serviço”, salientou.
A jornada seguirá até o dia 11 de dezembro e contará com participação de palestrantes das universidades públicas (UFBA e Universidade do Estado da Bahia – Uneb) e de instituições particulares (Faculdade Metropolitana de Camaçari – Famec – e Faculdade Pitágoras), além da participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A iniciativa, que conta ainda com apoio da Secretaria de Governo (Segov) e hoje teve como mediadora a secretária do Turismo, Lucia Bichara, demonstra a dedicação da administração no fortalecimento da educação do município, promovendo a ampliação do acesso dos estudantes ao ensino superior, favorecendo também o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.
Confira a programação completa:
10/12
16h – Palestra com a professora Kátia Albuquerque (diretora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus Camaçari.
Tema: Atuação profissional no contexto das novas tecnologias.
16h40 – Palestra com o professor Rayme Soares (coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC).
Tema: A qualidade dos cursos de qualificação profissional, com destaque para o curso de pedagogia.
17h20 – Palestra com a mestranda Mariana Almeida.
Tema: As perspectivas da carreira jurídica.
11/12
9h – Palestra com a professora Vyrna Valença Perez.
Tema: As carreiras do futuro e os novos cursos presenciais da Faculdade Pitágoras.
9h40 – Palestra com a professora Silvianne Cerqueira.
Tema: O que esperar da minha jornada universitária?
Neurilene Martins Salma Reis