3ª Jornada Pedagógica das Escolas e Creches Comunitárias de Camaçari antecede volta às aulas

ASCOM
ASCOM
Publicado 07/02/2020 02:02:19

Com objetivo de partilhar ideias, ensinar e aprender na coletividade, promovendo o fortalecimento do processo educativo para o ano letivo de 2020, teve início da tarde desta quinta-feira (6/2) a 3ª Jornada Pedagógica das Escolas e Creches Comunitárias de Camaçari. A iniciativa, que acontece em parceria com a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), segue com atividades nesta sexta-feira (7/2) realizadas no auditório do Centro Diocesano São João Paulo II, localizado no Bairro Natal. A atividade antecede a volta às aulas dessas instituições, que tem início na próxima segunda-feira (10/2).

Durante a abertura oficial da jornada, ocorreu a apresentação pedagógica das experiências exitosas vivenciadas pelas instituições em cada campo da educação infantil em 2019. A ideia foi socializar as vivências, oportunizando aos educadores e público participante a troca de conhecimento e o entendimento de como são desenvolvidos os projetos e ações pedagógicas em cada unidade escolar. Na oportunidade, foi realizada ainda uma homenagem à professora Eunice Pereira dos Santos, fundadora da Creche Comunitária Emanuel, que faleceu no dia 19 de janeiro.

Neste segundo dia da jornada pedagógica, duas palestras magnas serão proferidas. No turno matutino a temática abordada foi “A importância do desenvolvimento das competências socioemocionais na escola: possibilidades e desafios para educadores e famílias”, ministrada pelo professor de Filosofia Davson Marinho Lu. Já no turno vespertino, a abordagem será “Direitos de aprendizagem na educação infantil: teoria e prática”, pronunciada pela mestre em Educação e Contemporaneidade, Margarete Moreira Santos.

Cerca de 200 pessoas, entre colaboradores e gestores participaram do evento. A iniciativa contemplou as 10 escolas e creches comunitárias conveniadas com a prefeitura, que fazem parte do Coletivo das Creches e Escolas Comunitárias de Camaçari. São elas: Escola Comunitária de Parafuso, Escola Comunitária Brincando e Criando, Creche Escola Comunitária do Parque Florestal, Creche Comunitária Emanuel, Creche Comunitária Esperança da Estiva, Creche Comunitária Nossa Senhora Santana, Escola Infantil Apito (Associação Paulo Tonucci), Creche Esperança II e IV, Escola Creche Comunitária Nossa Senhora Do Amparo, e Escola Instituição Filantrópica Família Feliz.

Dada a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo Coletivo das Creches e Escolas Comunitárias de Camaçari, a secretária de Educação, Neurilene Martins, convidou-os a escolher o nome de uma das seis creches que estão em construção e serão, em breve, inauguradas no município. Em seu discurso, além de parabenizar os profissionais das unidades escolares pela qualidade do serviço realizado, ela anunciou que a prefeitura vai disponibilizar o kit volta às aulas para todas as crianças atendidas por essas instituições, o que deixou todos os profissionais muito felizes.

Ela ainda lembrou o quanto esse trabalho ajuda a fortalecer o atendimento na educação infantil no município. “Temos muito a aprender com as creches e escolas comunitárias. Elas vão nos dar um norte de como vamos atuar pedagogicamente nas novas unidades que serão implantadas em Camaçari”, concluiu a titular da pasta.

Para a coordenadora da Escola Comunitária Brincando e Criando, Edna de Matos Almeida, que está à frente da instituição há oito anos, esse momento é fundamental para o fortalecimento de práticas educativas e socialização de metodologias que despertem o interesse, a participação e a aprendizagem dos estudantes e dos colaboradores das instituições. A unidade existe há mais de 16 anos, está localizada no Bairro Novo Horizonte e atende 170 crianças, na faixa etária de 2 a 6 anos.

Fizeram parte da formação da mesa a representante do Coletivo das Creches e Escolas Comunitárias de Camaçari, Nilzete Rodrigues, o coordenador da Casa da Criança e do Adolescente de Camaçari, José Hilton Alves, a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) de Camaçari, Lenieverson Santana, além da representante das gestoras das creches e escolas comunitárias, Eliete Santos.

Slideshow | 6 fotos

3ª Jornada Pedagógica das Escolas e Creches Comunitárias de Camaçari antecede volta às aulas

Mais Notícias

Sedec dialoga com segmento empresarial e autoridades policiais por videoconferência

Sedec dialoga com segmento empresarial e autoridades policiais por ...

Materiais de construção e delivery podem funcionar

Materiais de construção e delivery podem funcionar

Farmácia do Povo 24h é inaugurada em Camaçari

Farmácia do Povo 24h é inaugurada em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.